Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2011

Pipas

Esse post é pra dizer: Vale a pena ler Khaled Hosseini.
Experimente querer ler um livro todo num dia só ;D

- Ana, ontem eu tinha três pipas, hoje tô só com uns pauzinhos que achei na rua. Ainda fui catar um pipa que caía do céu, e o menino me encarou feio dizendo: "É minha!"
"já está na minha mão!" - Eu respondi. Então ele foi embora. Pena que perdi um pedação da minha "chilena" e os três pipas que tinha em casa tirando "relo".


Essa foi uma conversa informal com o Victor, filho (neto -é uma longa história) da Dona Ruth, mulher toda especial que merece capítulos só pra ela. Nunca imaginei que teria contato direto com uma criança que me lembrasse a face de Hassan, cheguei até a imaginar que Hassan existisse olhando pra carinha desse menino.


Nunca entendi esse respeito pelo menino que cata as pipas que foram "cortadas". Parece uma regra que as crianças criam entre si, uma regra que deve ser respeitada.
A pipa cortada, é de quem catar!


É uma cena clara do filme de um dos meus escritores PREDILETOS: KHALED HOSSEINI.
ELE É SIMPLESMENTE FANTÁSTICO. Amo seus dramas, amo seu jeito de escrever e amo as suas duas obras, afirmando com toda certeza que são minhas prediletas.
Sobre as pipas foi o primeiro que li. Assisti o filme, e o menino hazara é idêntico ao que o Khaled descreve. Mas cada gota de sentimento colocado nas entrelinhas desse livro merecem ser lidas. Além disso Khaled nos traz toda uma história, toda a cultura do Afeganistão, de onde nasceu: Cabul.
A inspiração pra esse post veio com a leitura de A Cidade do Sol, que eu decidi ler nas férias da faculdade. Passei a ser fã de Mariam e de Laila, imaginando o semblante, o jeito de ser de cada uma das duas mulheres. Mesmo Rashid, grosso. E Tariq é o tipo de personagem por quem todas as menininhas se apaixonaria, inclusive Laila ;D

Capa do Filme O Caçador de Pipas

Cenas do filme: O Caçador de Pipas - à esquerda Hassan,
o menino hazari que caça, à direita Amir, o que empina. 

O inverno de Cabul é marcado pelo Torneio de Pipas.
Algo semelhante acontece no Brasil?
As crianças entram de férias em julho: mês de inverno - mês de pipas no céu.

Um comentário:

  1. Engraçado, o livro é best seller, tem filme, a porra toda e eu nunca tive nem se quer a curiosidade de assistir! Que cousa! Lendo esse trechinho realmente percebe-se que é uma leitura estruturada, talvez até interessante. Acho que vou dar uma chance a ela sim :D
    Mt legal teu cantinho :D
    Abraço

    ResponderExcluir

Diálogo?