Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tão pequeno e tão ameaçador...

... é o vírus da Influenza A/h1n1! Depois de ouvir a 1ª notícia, não parei mais de me preocupar. Desde então só ouço: sobe o alerta para pandemia, aumenta as vítimas da gripe, e coisas dessa linhagem.



Confesso que estou inquieta, querendo saber da evolução desse vírus, inúmeras vezes menor que o fio das máscaras, como me proteger dele, como detectar, quais as diferenças entre as variadas gripes, quais os sintomas, se há remedio, e QUANTAS VÍTIMAS ELA AINDA VAI FAZER.

Sim, tão pequeno aos olhos humanos, invisível para ser mais precisa, porém tão grande os efeitos que tem provocado. Me admira uma coisinha tão minúscula ser ameaçadora o bastante, a ponto de uma mutação que afeta o sistema respiratório e pode levar a morte em apenas uma semana.

Temo os fantasmas da ripe espanhola estarem nos perseguindo depois de mais de 100 anos.

Também me preocupei quando a escola adiou as aulas.

Já ouvi boatos de suspeita na minha pequena cidadezinha.

De fato, é muito fácil a transmissão, e o grau de dificuldade para fabricar uma vacina não é o mesmo, podendo levar 6 meses para estar pronta. Quanto a gripe se alastrará até conseguirmos a cura?

A cada dia o assunto torna-se mais presente na mídia, e na boca do povo. Já foram criados canais de "tira-duvida" por telefone, o tema não sai das revistase jornais, e todos nós temos acesso á informações sobre proteção.



SÓ FALTA A CURA!



Onde estão as reservas de remédios que o Brasil disse que tinha caso ela chegasse ao nosso país?

Será que estão guardando para quando o vírus atingir a Elite?



(e o coitado do porquinho que leva nome! ¬¬')

Um comentário:

  1. Ana, essa gripe tá me assustando também, mas o que nós podemos fazer é se proteger, porque esperar por vacinas, um monte de gente vai morrer e não vão liberar essas vacinas.
    E eu vi na TV ontem, o presidente do INSTITUTO BUTANTÃ- o qual vai fabricar as vacinas- eles vão selecionar pra quem vai liberar a vacina.
    Cidadão comum ( como nós )tá em ultimo plano ,provávelmente .
    O negócio tá feio .

    Beijos

    ResponderExcluir

Diálogo?